Você já ouviu falar do segredo da beleza? Bem, parece que o Brasil decidiu compartilhá-lo com o mundo.
Nos últimos anos, o setor de cosméticos e a indústria de beleza brasileira têm crescido no mercado nacional e internacional; em uma situação repleta de peculiaridade e estratégia: tal processo ocorre simultaneamente a uma onda de transformações e desafios, em um cenário onde os consumidores, cada vez mais, tendem a fazer suas escolhas baseadas em marcas que possuem valores similares aos seus.
Com um mercado interno aquecido e um crescimento de 560% nos últimos cinco anos, em relação a períodos anteriores – de acordo a dados da Associação Brasileira da Indústria, Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) – as empresas brasileiras do segmento de Saúde, Beleza e Bem-estar tentam se projetar no mercado internacional a partir da preocupação com o meio ambiente, a integração tecnológica, a sustentabilidade, a inclusão e a criação de vínculos, conexões e experiências imersivas com seus possíveis clientes. Assim, mesmo com a necessidade de conformidade regulatória, a concorrência acirrada e a atualização constante de tendências, o Brasil tem conseguido alçar seu processo de consolidação, tornando-se o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo (pesquisa realizada pela Euromonitor International).
Frente a um setor dinâmico – com um ampla variedade de segmentos que atendem a demandas e consumidores diversificados – e uma heterogeneidade produtiva marcante, encontra-se a oportunidade de projeção além-fronteira de diversas empresas do país, seja de cosméticos para o cabelo, perfumes e fragrâncias, até maquiagem e produtos de cuidado pessoal. Tal possibilidade requer a identificação de estratégias e padrões setoriais de internacionalização, sob a destreza da marca e sua atuação rentável, autêntica e autossustentável no mercado, além da variedade de produtos que fortalecem um ecossistema de beleza.
Como um mercado de alto potencial, é perceptível a necessidade de avaliação e organização de um modelo de exportação, a criação de um roadmap de expansão, a verificabilidade de possíveis leads e o entendimento de uma operação própria para um fit cultural feito com maestria, a fim de consolidar a indústria de beleza brasileira para além de nossas fronteiras.
Aproveite a alta de um mercado dinâmico, oportuno e mais quente que o verão carioca. Confira nosso serviço de Estudo e Análise de Mercado (EAM), a partir de uma curadoria personalizada de informações ideias para a internacionalização de sua marca, e, para maiores informações, realize seu diagnóstico gratuito com um de nossos consultores!