Você sabia que o cacau é um produto primário de extrema relevância na agricultura brasileira desde o século XVIII?
A produção de cacau no Brasil teve início no sul da Bahia com a chegada das primeiras sementes a Ilhéus em 1752 e a disseminação do cultivo foi tão grande, que estima-se que a exportação de amêndoas de cacau chegava a 370 mil toneladas/ano, o equivalente a 25% da produção mundial. Tal fruto rendeu enorme fortuna aos produtores da região e levou o Brasil ao segundo lugar no ranking dos maiores produtores do mundo.
Atualmente, embora o Pará tenha assumido a posição de primeiro lugar em volume de produção, a Bahia ainda é destaque no cultivo de cacau e, juntos, esses estados somam 95% da produção nacional. Além disso, o Brasil segue liderando o ranking como um dos maiores produtores e exportadores de cacau do mundo, na posição de sétimo lugar, possuindo uma cadeia bem consolidada desde o cultivo até o consumo, configurando o quinto país que mais consome chocolate.
O cacau brasileiro se diferencia devido à aplicação de medidas sustentáveis na sua produção – como é o caso do sistema Cabruca, que dispensa o uso de agroquímicos que possam prejudicar a flora local. Com esse sistema, as mudas são plantadas nas sombras de árvores nativas e em meio à floresta, preservando a biodiversidade da região, o crescimento e desenvolvimento sadio do cacau e sendo um grande diferencial para a produção de um chocolate de excelência. De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), Ubiracy Fonseca, o sistema Cabruca torna possível a produção “tree to bar” (da floresta até a barra), um grande diferencial no mercado internacional.
Assim, o produto “made in Brazil” tem conquistado paladares e prêmios mundialmente e crescido ano após ano, com o Brasil sendo um dos poucos países que possui toda a cadeia do chocolate, conseguindo desenvolver produtos únicos, no qual todo o processo é realizado dentro da fazenda, desde a plantação até a embalagem do chocolate. Provas desse sucesso do cacau brasileiro no mercado são os aumentos da produção de cacau em quase 10% no ano de 2023 e das exportações de 2022, que alcançaram o segundo melhor resultado dos últimos 20 anos, com um crescimento de 12,7% em relação a 2021 representado pelos US$142 milhões arrecadados.
Por fim, diferente do que se pensa, o mercado do cacau também se destaca fora do período da Páscoa e tem ganhado ainda mais destaque com o reprise de Renascer, uma vez que os usos do cacau vão além do chocolate, sendo aplicado em outras áreas da indústria na produção de licor, mel, biomassa, manteiga de cacau e até mesmo café.