Neste mês de agosto de 2024, são comemorados os 50 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre Brasil e China, seu maior parceiro comercial. Além dessa informação, o que mais você sabe sobre a China e a sua relação com o Brasil que completou 50 anos?
A China é um gigante país asiático, responsável pelos produtos de baixo custo na internet, e desde 2009, é o maior parceiro comercial do Brasil. De lá para cá, o relacionamento entre esses dois países evoluiu de forma notável, expandindo para diversas áreas, como tecnológica, cultural e política, sendo ainda um dos destinos mais procurados por brasileiros na Ásia.
Apesar das relações bilaterais entre os dois países só terem sido retomadas em 1974, a história entre eles é bem mais antiga, remontando ao século XIX, com o estabelecimento da primeira colônia de chineses no Brasil por volta de 1810, vindos de Macau para plantar chá no Rio de Janeiro. Isso foi só o começo. Continuando esse influxo, ainda no período imperial, em 1879, o Brasil abriu seu primeiro consulado na China, marcando assim o início das relações diplomáticas do Brasil com a China.
A primeira embaixada na China só veio a surgir em 1946, e anos depois, o Brasil cortou relações diplomáticas com a China ao não reconhecer a recém-fundada República Popular da China. O Brasil só voltaria a restabelecer relações diplomáticas com a China em 1974, após o estabelecimento das respectivas embaixadas em Pequim e em Brasília.
Desde o início dos anos 2000, a economia chinesa vem crescendo de forma significativa, e paralelamente vem se destacando em todas as áreas, como indústria, tecnologias, educação, militar e até espacial, em que recentemente lançou a sua própria estação espacial. Além disso, a China vem financiando obras de infraestrutura pelo mundo em um projeto que ficou conhecido como a Nova Rota da Seda.
As comemorações dessa relação aconteceram tanto na China quanto no Brasil. No dia 15, data que marcou o cinquentenário, o Congresso Brasileiro realizou uma sessão solene em comemoração a essa data. Além disso, ocorreram uma série de exposições temáticas e eventos na embaixada e nos consulados chineses no Brasil.